top of page
  • Foto do escritorOtniel Souza

Dicas sobre Book de 15 anos

Tudo que uma Debutante precisa saber para seu maravilhoso ensaio de 15 anos.



Olá meninas! É com muito prazer, que eu Otniel Souza, fotógrafo do Studio15BH venho ajudar com dicas e sugestões sobre como fazer o seu Book. de 15 anos.

Separei alguns tópicos, que são as principais duvidas das meninas quando chega este momento tão especial, e caso tenham mais alguma dúvida, mandem email para studio15bh@gmail.com, que terei o maior prazer em esclarecer.


Maquiagem e cabelo

A maquiagem do Book, claro vai depender do estilo de cada garota. Mas em qualquer circunstancia, ela sempre devera ser bem elaborada e com produtos especiais de primeira linha. Nos meus books de 15 anos, sempre procuro fazer uma maquiagem mais marcada nos olhos e boca mais natural.

E nunca, jamais deixo de usar é um cílio postiço bem bonito para realçar os olhos! Sempre, começo com uma maquiagem um pouco mais leve, para que no decorrer das fotos, eu possa trocar acrescentando mais sombra, ou mesmo mudando cores. Quanto ao cabelo, sempre escova e com ondas mais naturais estilo “Giselle Buntchen”. Depois, podemos mais ao final, usar o cabelo mais liso. Penteados, são sempre mais naturais. Como alguns topetes e rabos de cavalo. São dispensáveis penteados mais clássicos e pesados.



ESTILOS

Quando vou preparar uma produção de book de debutante, sempre pergunto qual o estilo da garota, para saber se ela é mais romântica ou curte mais o estilo mulherão, e todas as respostas são sempre as mesmas: os dois. Então, variamos nas produções e fazemos diversos estilos. Costumo dar nomes aos estilos, para que com mais facilidade possamos achar o caminho de cada debutante. Por exemplo:







ESTILO LOVE PINK: Debutantes que curtem ser mais modernas, mas que ainda trazem em si um pouco da ingenuidade de menina, se encaixam neste estilo. As produções, podem conter lencinhos no cabelo, sapatos coloridos, meias com bolinhas, acessórios para o cabelo estilo retrô, e uma infinidade de looks mais fofos! Neste estilo de fotos, podemos criar caso a debutante tenha festa de 15 anos, várias produções com pirulitos, chocolates e outras delicias que poderão ser usadas para decorar a mesa de guloseimas na festa.






fotos de 15 anos, debutante, fotos de 15 anos bh,

Fotos EXTERNAS

Fotografias externas, são um complemento das fotos em estúdio, e devem oferecer comodidade, localização e um lugar que seja novidade na vida das meninas. Por exemplo: fazer fotos externas em sítios de família, ou mesmo casa em condomínios, não são boas opções. Acredito, que lugares externos, devam oferecer um aspecto mais editorial, não tão identificável como residências familiares. E o mais importante: deve sempre ser escolhido com a aprovação e orientação do fotógrafo, porque o que você acha que pode ser um lugar maravilhoso, para o fotógrafo pode ser um lugar de péssima luz, e este simples detalhe já muda tudo. Aqui em Belo Horizonte, ao longo destes 16 anos fotografando ensaios de debutantes, já temos uma experiência em saber quais lugares são bonitos e práticos para suas externas.






ESTILO FASHION: São para Debutantes que já se sentem mais adultas. Dispensam cabelos com fitas, arcos e adereços que levem ao estilo infantil. Belas produções são criadas, como: fotos com cabelos voando, saltos com brilho, vestidos de festa e uma infinidade de produções que é característica marcada deste estilo. As meninas que amam moda, podem brincar com vários looks mais fashion que temos no nosso acervo de figurinos. E se caso a festa de 15 anos for temática, um boa ideia é o tema moda.












ESTILO ROMÂNTICO: No ensaio de 15 anos deste estilo, são ótimas opções fotos com pérolas, vestidos de renda, lenços e flores, cabelos mais soltos e maquiagem mais suave. Coroas de flores e tons nude nos figurinos, também são bem vindos. Diria que estas Debutantes se encaixam no estilo princesa!
















ESTILO PRINCESA MODERNA

Este estilo, é o mais querido de toda debutante. Afinal, elas ainda se sentem princesas. Mas, gostam de produções mais modernas em seu book de 15 anos. Então, temos vários looks lindos e super moderninhos para estas fotos. No nosso acervo, temos diversas saias gigantes de tule, em várias cores, que usamos com jaquetinhas super transadas e coroas de cristal maravilhosas!

Este estilo, atende á todas as debutantes, e se forem fazer festa de 15 anos, casam em qualquer decoração.










FOTOS EM ESTÚDIO: Quando comecei a fotografar debutantes, percebi imediatamente que precisa ter um estúdio bem equipado e cheio de produções diferentes.Pois, queríamos sair do estilo clichê de apenas fotos externas, ou apenas estúdio com fundos brancos.. Hoje, depois de muita pesquisa e inspiração, posso dizer que o Studio15BH possui mais de 60 cenários diferentes, que incluem diversas opções, como até mesmo cenários que imitam fotos externas, banheiras antigas, gangorras, globos gigantes de boate, espelhos diversos, tapetes de todos os tipos, cadeiras e poltronas exclusivas, biombos, vitrolas, guitarras, telefones retrós, e uma infinidade de outros itens. Tudo isso, para evitar que as meninas tenham books parecidos. É claro, que algumas produções, como a minha mais famosa que é a “foto do ouro”, é a mais amada e desejada das meninas. E se repete em alguns books, pois é sempre a primeira que elas falam que querem quando perguntadas.



MAIS DE MIL FIGURINOS

O studio15BH, depois de muitas compras nacionais e internacionais, tem mais de 1000 figurinos. Em todas as minhas viagens, sejam elas de trabalho ou de férias, sempre estou com olhar aceso em looks por todos os lados. E todos os anos, compro novos figurinos. Confesso, que já passei ate algumas situações engraçadas nestes anos por aí. Pois, não é tão comum ver um homem entrar em lojas femininas e comprar diversos corpetes, vestidos, acessórios..”RS”. Mas enfim, faço tudo pelas minhas “Borboletas”.




FOTOS TEMÁTICAS PARA FESTA DE 15 ANOS

Quando as Debutantes, escolhem festas temáticas, sempre fazemos looks que retratem seu tema. São variados os temas, e os mais pedidos são: Las Vegas, Frozen, New York, Oscar, Paris, Musical...etc.

Para vários temas, tenho muitas produções no estúdio.Alguns figurinos inclusive, comprados em las Vegas, New York..etc.
















FOTOS NA FESTA DE 15 ANOS

Também, fotografamos e filmamos a festa de 15 anos para posteriormente, montarmos seu lindo álbum de fotos com as produções do book de 15 anos e da festa.



FOTOS PARA CONVITES DE 15 ANOS

No dia da sessão de fotos em estúdio, sempre fazemos produções especialmente para o convite. Se for festa temática, elas deverão ser feitas ainda mais elaboradas. É importante, que as debutantes que tenham fotos em convites, já venham com alguma orientação do profissional que fará seu layout do convite. Fotos externas, não são boas opções, pois podem ficar carregadas de informação ou iluminação imprópria. Em estúdio, a luz e qualidade de imagem, são bem mais aproveitadas nos convites, além de poderem ser feitas intervenções digitais.




Prazo de contratação

O prazo de contratação ideal de um fotógrafo é de um ano antes da festa, até mesmo para garantir data e fazer pagamentos com prazos especiais.

Quando contrata um fotógrafo próximo a data da festa, às vezes as meninas precisam fazer fotos para convites com urgência e a agenda do estúdio pode estar cheia. Então se antecipem e contratem com bastante antecedência.



TRATAMENTO DE FOTOS

Todas as fotos, sem exceção, devem passar por tratamentos digitais. Não para mudar a fisionomia, mas para realçar a beleza e esconder aqueles detalhes que você não gostaria de ver destacados em uma imagem grande de seu book, em sua festa de 15 anos. Por isso, quando fazemos nossos banners para decorar a festa, ou mesmo o livro de assinaturas e álbuns, tratamos foto por foto. Seja na luz, nas cores ou mesmo nos pequenos detalhes que possam tirar o encanto de uma bela fotografia.


QUER MAIS DICAS? ASSISTAM O VIDEO ABAIXO:




Bom, espero ter contribuído com estas dicas. É claro, que um grande universo de outros itens é importante. Mas, se eu tivesse que citar uma frase especial para este assunto, eu diria: Contrate um profissional que você confie e relaxe! O que precisamos para fazer uma bela foto, é de uma garota com energia boa, e que acredite em nosso trabalho e potencial. O restante, vem naturalmente entre a afinidade que se cria entre fotógrafo e debutante!

Espero você para um lindo book!

Beijos, Otniel.

1.294 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page